Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
Datum
2021-12-09Autor
Deboni, Érika Barros
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Em um mundo cada vez mais globalizado, o marketing internacional tem se destacado como ferramenta estratégica para as organizações que buscam pela expansão dos negócios no mercado externo. Para atuar no mercado internacional, as organizações necessitam planejar estratégias de marketing adequadas para alcançar a internacionalização. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing internacional utilizadas pela marca Melissa no mercado norte-americano. Para atingir a tal objetivo, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas com os gestores que fazem parte do setor de marketing internacional da marca Melissa. A entrevista contempla as questões do plano de marketing, busca identificar o atual posicionamento da marca no mercado norte-americano e também analisar as principais estratégias de marketing utilizadas. Além da pesquisa que foi aplicada, foi desenvolvido o estudo de caso da marca Melissa para analisar as estratégias de marketing internacional aplicadas no mercado norte-americano. Os resultados apontaram que o atual posicionamento da marca Melissa nos Estados Unidos ainda é pequeno comparado ao que a marca pretende atingir. Foi identificado que as principais estratégias de marketing utilizadas pela marca são a estratégia de distribuição; a estratégia de campanha e comunicação; a estratégia de experiência ao consumidor; o uso dos 4 Ps do marketing; e, juntamente com os 4 Ps, o uso do composto de marketing SIVA para a análise e implementação das estratégias. Além disso, os resultados também apontaram um aumento nas exportações para os Estados Unidos, representando 40% das vendas para o mercado externo, sendo o principal destino das exportações da marca Melissa. [resumo fornecido pelo autor]