Práticas pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental da matemática no contexto da pandemia no período de 2020 a 2021
Mostra/ Apri
Data
2022-12-16Autore
Peruzzo, Fernanda
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Apresentamos resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas na área da Matemática, no Ensino Fundamental, Anos Finais, no contexto da pandemia. Para tanto, foi construído um quadro teórico articulando conceitos relacionados à temática, incluindo estudos, mapeando os desafios e os avanços das práticas pedagógicas, no período da pandemia. O corpus da pesquisa foi construído a partir das transcrições de entrevistas semiestruturadas e dialogadas realizadas com quatro professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de um município da Serra Gaúcha. O foco foi ouvir as participantes sobre como ocorreram suas práticas diante do cenário pandêmico: as boas experiências, o envolvimento dos alunos, os recursos tecnológicos, dentre outros aspectos. Os dados construídos foram analisados e discutidos a partir da análise textual discursiva, tendo como norteadores de análise recomendações advindas de estudos sobre o tema, que geraram três categorias emergentes: dificuldades, estudos orientados e a contextualização do ensino da Matemática. Os resultados indicam que, diante do momento vivenciado na pandemia, uma das soluções encontrada para que as aulas continuassem, sem prejudicar o ano letivo, foi a implantação da modalidade do Ensino Remoto Emergencial, conforme os pareceres do Conselho Nacional de Educação. Frente à situação, uma das estratégias pedagógicas utilizada para o momento pandêmico foram as aulas síncronas, que possibilitavam desenvolver atividades relacionadas à aprendizagem. Para o desenvolvimento dessa modalidade foram necessários o uso de ferramentas digitais como WhatsApp®, Google Meet®, Google Classroom®, entre outros recursos. O auxílio das tecnologias foi muito importante para o momento, mas surgiram dificuldades referentes ao uso desses recursos tecnológicos, como: problemas com o acesso à internet, dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de equipamentos como computador, celular e outros que fossem necessários. Para minimizar as dificuldades enfrentadas, outra estratégia que foi pensada para auxiliar na organização dos estudos foram os roteiros de estudos, com orientações para que os alunos pudessem desenvolver as atividades propostas. Podemos, ainda, inferir que dentre os desafios e anseios vivenciados pelo momento, o professor teve uma função essencial de reorganizar o processo de ensino e aprendizagem, diante das demandas e orientações. Destacamos, também, que a escola precisou acolher os alunos e seus familiares, diante das angústias e demandas do momento. A tecnologia representa recursos que podem auxiliar na prática educativa, mas é preciso que seja possibilitada formação docente adequada para que o professor redimensione continuamente sua prática. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi (2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ...