Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
Date
2021-12-09Author
Tristacci, Bruna Mezaroba
Orientador
Machado, Rosimeri
Metadata
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O comércio internacional é o campo de conhecimento que permite a possibilidade de negociação e ligação entre os quatro continentes, fazendo com que produtos de todo o mundo circulem por diversas culturas e novos consumidores. Os vinhos são parte dessa economia mundial do comércio internacional, gerando grandes lucros e proporcionando novas experiências aos seus consumidores. Desse modo, o país de origem muitas vezes influencia diretamente na escolha do produto por parte do consumidor, que possui uma ideia pré estabelecida, dando preferência para alguns vinhos de acordo com a origem, o que algumas vezes é feita de forma equivocada. Com o objetivo de identificar a relevância do país de origem na escolha do produto, bem como identificar o padrão de consumo dos brasileiros e americanos, foi aplicada através de entrevistas com atuantes do setor de comércio internacional de vinícolas, pesquisa quantitativa com consumidores finais norte americanos e uma pesquisa experimental através da realização de degustação as cegas com consumidores e sommeliers especializados, onde eles avaliaram os produtos sem saber o país de origem do mesmo. Em linhas gerais, os resultados obtidos indicam que os consumidores de vinho são exigentes aos aspectos avaliados, principalmente conforme indica o resultado da pesquisa experimental, onde os participantes foram surpreendidos com o resultado ao final da degustação as cegas, que constata diferentes origens de vinhos eleitos os mais bem avaliados. [resumo fornecido pelo autor]