O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúcha
Fecha
2021-12-09Autor
Bassani, Jessica
Orientador
Machado, Rosimeri
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A globalização, juntamente com a internacionalização de negócios fez com que as distâncias entre as nações se encurtassem, possibilitando às empresas alcançarem novos mercados. Neste contexto, o marketing torna-se uma importante ferramenta de conhecimento para a inserção das empresas no exterior. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a importância do marketing no processo de internacionalização de empresas da região metropolitana da serra gaúcha e identificar estratégias de marketing utilizadas ao exportar produtos com marca própria. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa em nível descritivo e a estratégia de coleta de dados foi feita por meio de questionário survey. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas as estratégias de marketing e pôde-se observar o quão importante é elaborar um planejamento estratégico para atuar internacionalmente. Grande parte das empresas preza pela qualidade dos produtos, sendo esta a característica principal da estratégia, e juntamente com o reconhecimento da marca, são os diferenciais predominantes dos produtos no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]