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Percepção dos profissionais da área da saúde sobre o processo de acreditação hospitalar nivel I (ONA) - caso do Hospital Geral de Caxias do Sul

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Dissertacao Sandro de Freitas Junqueira.pdf (1.110Mb)
Datum
2016-05-11
Autor
Junqueira, Sandro de Freitas
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
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Zusammenfassung
A acreditação é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso, que tende a garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente aceitos. Este trabalho foi realizado no Hospital Geral de Caxias do Sul (HG), entidade de ensino sem fins lucrativos que atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde, localizado na Serra Gaúcha. Esta dissertação teve por objetivo verificar a percepção dos profissionais da área de saúde na implantação do processo de Acreditação Nível I – ONA, bem como identificar as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para a manutenção do processo de Acreditação e a organização dos processos assistenciais e administrativos do hospital. Também foram analisados os pontos fortes e fracos diagnosticados pela instituição acreditadora. A metodologia utilizada foi documental, qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. Foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2010) para o tratamento e interpretação dos dados qualitativos e na quantitativa com a utilização da escala Likert, os dados foram analisados através de estatística descritiva, teste t de studente análise de variância não paramétrica. Os resultados mostraram que, após o processo de acreditação, os profissionais da área da saúde perceberam melhoria da qualidade da assistência. E na perspectiva desses profissionais, o engajamento, a responsabilidade, o envolvimento, a motivação, a participação no planejamento, o acesso a recursos materiais e a facilidade para se adaptar ao processo foram os fatores que mais contribuíram para a percepção de melhoria da qualidade da assistência prestada, também relatado pelos gerentes e diretores a mudança na cultura da instituição. Espera-se que este estudo traga subsídios teóricos para que hospitais com a característica da instituição estudada utilizem estas informações na reorganização de seus processos assistenciais e administrativos com a finalidade de alcançar a certificação desejada. Como sugestão de trabalhos futuros, realizar o comparativo entre técnicos de enfermagem e enfermeiros para identificar a existência de diferenças na percepção e também avaliar suas percepções e comprometimento para a busca do Nível II da Acreditação Hospitalar.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1147
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

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