Impacto das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional mediadas pelos mecanismos de aprendizagem na pandemia COVID-19
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Data
2023-02-16Autor
Gollo, Romário de Souza
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ambiente corporativo está cada vez mais competitivo, exigindo múltiplas habilidades pessoais e organizacionais. Por essa razão, o mercado requer dinamismo e agilidade das empresas, no sentido de se adequar às novas demandas, que exigem desempenho organizacional. Neste contexto, o objetivo geral desta tese foi analisar o impacto das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional, mediadas pelos mecanismos de aprendizagem, durante o período de pandemia COVID-19. O modelo teórico foi formado de 8 construtos, ou seja: capacidade adaptativa; capacidade absortiva; aquisição interna e externa de conhecimentos; codificação e controle de conhecimento; compartilhamento de conhecimentos; desempenho organizacional composto pelo desempenho interno e de desempenho comparativo. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa, adaptado com base em Darroch (2005), formado por uma escala de concordância do tipo Likert de 5 pontos, o qual foi validado por 3 professores doutores nas áreas de administração e economia. Foi aplicado um pré-teste com o objetivo de fazer ajustes nos itens que compõe o instrumento. Após a realização dos ajustes o instrumento foi aplicado a uma amostra de 83 empresários e/ou gestores de empresas, as quais possuíam em seu quadro funcional 10 ou mais colaboradores. A coleta foi realizada de forma virtual através do Google forms, no período de março a outubro de 2022. A análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (Partial Least Squares Structural Equation Modeling - PLS-SEM), utilizando o algoritmo do software SmartPLS®, versão 3.3.9. Foi analisado os efeitos diretos encontrados nas relações de causalidades entre as variáveis do modelo e as hipóteses formuladas, sendo que todas foram confirmadas com nível de significância de 5%, bem como por meio dos valores dos R², que as capacidades dinâmicas influenciam positivamente o desempenho organizacional, mediadas pelos mecanismos de aprendizagem. Por fim, as principais contribuições dessa tese em termos teóricos, estão relacionadas ao uso das capacidades dinâmicas pelas empresas; como contribuição empírica, a tomada de decisão com base nos resultados deste estudo. Como novidade pode-se mencionar a adaptação do instrumento de pesquisa de Darroch (2005), relacionando capacidades dinâmicas e desempenho organizacional, no contexto da pandemia COVID-19. [resumo fornecido pelo autor]