Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
Fecha
2023-03-20Autor
Troian, Aline Dalpiaz
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo literário, no IFRS, Campus Bento Gonçalves. A investigação acompanha as atividades do círculo ao longo do ano de 2021, em sua versão remota, nãopresencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, com base nos pressupostos de Clandinin e Connelly (2015), que tem como objetivo investigar as repercussões das experiências de leitura literária nos sujeitos envolvidos. Além disso, discutir/analisar: a) que fatores contribuem para que se estabeleça um vínculo com o círculo; b) como os círculos de leitura podem configurar-se um espaço que permite a leitura literária com vistas ao compartilhamento de experiências e humanização dos sujeitos; c) em que aspectos ela pode contribuir para uma educação humanizadora/integral dos sujeitos. Como base teórica que orienta a pesquisa, Vigotski (2009) no que tange aos processos de imaginação e criação/elaboração no campo das artes/literatura reverberando na construção subjetiva, somando-se a essa perspectiva estão Petit (2009), Larrosa (2002), Yunes (2002) estendendo conceitos referentes à leitura como experiência transformadora. Na compreensão da experiência, busco apoio em Dewey (1976). Para a compreensão dos círculos de leitura, Yunes (1999) em diálogo com o círculo de cultura de Freire (1987). A partir dos dados construídos - com base em relatos de experiência, narrativas de caráter autobiográfico de forma escrita e
demais vivências dos círculos de leitura – foi possível perceber que a leitura literária, quando vivida em sua integralidade, em contexto de acolhimento, diálogo e mediação, tem potencial humanizador e transformador: promove exercícios constantes de alteridade e empatia, traz reconhecimento de si e do outro através dos processos catárticos, amplia e apura o olhar crítico
diante das coletividades, promovendo transformações no âmbito individual e estendendo-se a uma dimensão social. O contexto dos círculos de leitura favorece esses processos pela metodologia utilizada e pelos princípios constitutivos, que dão ênfase para a horizontalidade
nas relações, dialogicidade, espaço e tempo para a leitura e seu compartilhamento. [resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Da leitura prática às práticas de leitura: o caso dos cursos superiores de tecnologia
Balzan, Carina Fior Postingher (2018-09-19)A presente tese analisa as práticas de leitura de estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia de uma instituição pública especializada em Educação Profissional e Tecnológica, investigando em que medida os contextos ... -
A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
Gutierres, Athany (2014-06-03)Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ... -
Letramento literário : leitura de contos populares na educação
Bortoli, Janaina Pieruccini de (2015-09-30)A presente dissertação de mestrado parte de dois estudos anteriores realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As pesquisas investigavam a relação entre os processos mediadores de leitura do texto literário ...