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Publicidade social e redação publicitária: técnicas de persuasão utilizadas em campanhas publicitárias criadas para o bem

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Ver/
TCC Vinicius Baggio Cambruzzi.pdf (1.548Mb)
Fecha
2022-05-18
Autor
Cambruzzi, Vinicius Baggio
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadatos
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Resumen
O presente trabalho possui como objetivo compreender as técnicas de persuasão utilizadas na publicidade social, principalmente pelo olhar da redação. A publicidade social e a relevância envolvendo seu discurso vêm, ao longo dos anos, ganhando espaço no mercado publicitário, especialmente entre as marcas. Alicerça-se a investigação em uma abordagem de viés qualitativo/exploratório para seu desenvolvimento. O capítulo 2 trata da publicidade social, seus conceitos, origens e relações com a sociedade em si, além dos aspectos éticos como parte de sua construção. Em seguida, o capítulo 3 aborda o discurso publicitário, primeiramente, desconstruindo suas funções e objetivos sob a ótica da análise de discurso francesa, de Michel Pêcheux. Isso posto e conceituado, se busca entender o discurso publicitário social, sua estrutura e métodos de funcionamento a partir do uso de ferramentas linguísticas e semânticas usadas pela redação e dão base comunicacional para a efetivação da persuasão em suas peças. Por fim, no capítulo 4 analisa-se três casos de campanhas envolvendo a publicidade social, aplicando os conhecimentos adquiridos no referencial teórico. Desta forma, conclui-se que o discurso publicitário em campanhas publicitárias sociais é construído a partir da apropriação do discurso persuasivo da publicidade comercial, assim como suas técnicas e estruturas textuais para efetivar seus objetivos comunicacionais, substituindo o produto por uma problemática da sociedade em busca de alterar comportamentos e opiniões em prol de uma causa social. Destaca-se também, neste contexto, o papel e importância da redação e do profissional da publicidade envolvido: o redator, suas escolhas, domínio de técnicas e olhar crítico sobre os problemas sociais para a construção de discursos que sensibilizem de fato o consumidor para as problemáticas da sociedade. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11793
Colecciones
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda [74]

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