• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica

Thumbnail
Öffnen
Dissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdf (15.55Mb)
Datum
2023-03-22
Autor
Klohn, Patrícia Bado Auler
Orientador
Morés, Andréia
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica. A fim de responder esse problema de pesquisa, embasamo-nos em diversos autores, mas, entre eles, enfatizamos Freire (2019), Gadotti (2003), Chauí (2001), Alves (2004), Nóvoa (2009) e Gomez (2015). Sendo assim, utilizamos o método de estudo de caso a partir de Lüdke e André (2018) e Yin (2015) e, para a análise de dados, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os instrumentos utilizados foram um questionário de perfil sociográfico e dois grupos focais. Seis pessoas participantes colaboraram com a presente investigação em um grupo focal e três colaboraram em outro, mas ambos tiveram o mesmo roteiro de debate. Entendemos que desmistificar o mestrado acadêmico em educação para os professores e professoras da educação básica pode incentivá-los a dar seguimento à sua formação acadêmica. Enfim, através da presente pesquisa encontramos pistas sobre os sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter para a formação de professores e professoras da educação básica, pistas essas que incluem: a constituição da dupla identidade de professor-pesquisador ou professora-pesquisadora; um ganho de autoridade e assertividade no fazer pedagógico deles e delas; um fortalecimento da união entre teoria e prática, e escola e universidade; a desconstrução de conhecimentos não científicos; o aguçamento da curiosidade; a formação de comunidades investigativas que fazem surgir inéditos-viáveis; um maior desenvolvimento do letramento digital; e uma aprendizagem mais avançada de seis pilares da educação, isto é, aprender a ser, aprender a conhecer ou a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a pensar e aprender a sonhar. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11809
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV