Cognição social e tomada de decisão no comportamento de consumo
Date
2022-12-13Author
Santos, Stefanie Zanella
Orientador
Conte, Raquel Furtado
Metadata
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Estudar o comportamento de consumo é retomar um campo de investigação que pertence à psicologia, visto que o ato de comprar envolve fatores cognitivos e comportamentais. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar possíveis contribuições dos estudos sobre cognição social e tomada de decisão no contexto de comportamento de consumo. Como objetivo específico, descrever o comportamento de consumo na perspectiva dos estudos da psicologia; caracterizar a área de cognição social e os principais conceitos na perspectiva da psicologia social norte americana e apresentar as etapas do processo de tomada de decisão na perspectiva da psicologia cognitiva, bem como aspectos relacionados. Um dos objetivos dos estudos sobre o comportamento de consumo é pesquisar a interação entre consumidor e produto antes e depois da compra. Entre os processos cognitivos envolvidos na emissão desse comportamento estão a formação de esquemas e atribuições, as etapas da tomada de decisão e a hipótese dos marcadores somáticos. Como fonte de pesquisa optou-se por analisar três comerciais publicitários de mídia televisiva por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória. Realizou-se uma análise de conteúdo, no modelo de categorização misto e interpretação dos dados com base na técnica do emparelhamento entre o artefato e os conceitos. Obteve-se como resultados e discussões em um primeiro momento a análise do enredo de cada um dos filmes publicitários individualmente, bem como a mensagem que cada um destes busca transmitir. A partir desta análise, foi possível reconhecer que os conceitos de cognição social e os vieses da tomada de decisão podem ser facilmente identificados em algumas cenas, levantando reflexões importantes sobre a forma como interpretamos, codificamos e armazenamos as informações e a partir daí, de que forma nos relacionamos com marcas e produtos específicos ao longo da vida. Inclusive, discutiu-se a respeito do quanto a cultura do Natal e seus atributos influenciam significativamente no ato de consumo, tornando esta época do ano a responsável pela maior parte da movimentação do mercado em relação aos demais meses do ano. Na maior parte das culturas o ato de presentear no Natal é uma prática bastante fomentada, já que está relacionada à oferta dos reis magos na ocasião do nascimento de Jesus, conforme conta a história, e à figura do Papai Noel. [resumo fornecido pelo autor]
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- Psicologia - Bacharelado [243]