• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem

Thumbnail
Öffnen
TCC Luiza Schulz Junkes.pdf (344.9Kb)
Datum
2022-12-13
Autor
Junkes, Luiza Schulz
Orientador
Cemin, Tânia Maria
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11889
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV