Análise experimental do limite de tombamento de um semirreboque graneleiro
Fecha
2022-12-21Autor
Gozzi, Rochel
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadatos
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A indústria brasileira de veículos pesados está se adequando para atender a Resolução N° 954 do Contran, que dispõe sobre a obrigatoriedade de sistemas de controle de estabilidade e antitombamento em veículos de carga a partir de 2023. O presente trabalho visa analisar os principais fatores que influenciam no escorregamento e tombamento lateral desses veículos, mais precisamente de um semirreboque. Os principais fatores que afetam a segurança do implemento rodoviário, suas características dinâmicas e comportamentos, serviram de suporte ao desenvolvimento e análise deste trabalho. Para realização do mesmo foram executados testes experimentais e coleta de dados através de manobras específicas na pista de testes, sendo por fim, realizado a comparação dos dados encontrados na metodologia, com os testes realizados pelo veículo com e sem o controle de estabilidade. Como resultados verificou-se que os valores de aceleração lateral registrada nos testes experimentais foram superiores ou iguais aos encontrados na literatura, assim como também, a realização do teste da função RSP do TEBS comprovou que a tecnologia que esse sistema dispõe, pode sim contribuir para a redução dos indicadores de acidentes de tombamento de semirreboques. [resumo fornecido pelo autor]