Educação financeira nas escolas: estudo de caso em uma escola pública de ensino no município de Nova Paduá (RS)
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Date
2022-12-10Author
Bisinella, Julia
Orientador
Roth, Leonardo
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Educação Financeira é a base para alcançar o controle sobre as finanças pessoais e consumo de modo consciente para assim obtermos uma melhor qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo principal apresentar o conceito da Educação Financeira, em específico no âmbito escolar da criança e adolescente e características gerais desse tema. Abrange sua importância na vida de cada cidadão, os benefícios dos hábitos e consumos responsáveis e como a temática vem sendo difundida em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Buscou-se analisar a inserção do ensino da Educação Financeira em uma escola pública de ensino, localizada no município de Nova Pádua - RS. Com esse objetivo, realizou-se um estudo de caso por meio da aplicação de questionários com perguntas abertas a diretora, vice-diretora e professores da instituição. Os resultados afirmam que a disciplina está introduzida de modo transversal, sendo que todos os profissionais apresentam conhecimentos sobre o tema e mais da metade inclui a temática na disciplina que ministra. Também apresentam entendimento da importância da Base Nacional Comum Curricular como uma diretriz ideal para nortear os currículos. [resumo fornecido pelo autor]