Histórias e memórias do Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (Lavras da Mangabeira, CE - 2011)
Fecha
2023-06-17Autor
Alencar, Maria Daniela de
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo investigou a história de uma instituição de educação profissional no estado do Ceará. Teve como objetivo geral analisar memórias e documentos sobre o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), localizado no município de Lavras da Mangabeira, enfatizando aspectos da sua trajetória até o momento de sua reorganização, quando passou a ser identificado como Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima (EEEPPGAL), no ano de 2011. Como objetivos específicos, o estudo buscou: a) estabelecer relações entre o contexto local de Lavras da Mangabeira/CE e a instalação do Colégio, identificando relações entre o seu fechamento e a sua reorganização; b) compor aspectos de sua trajetória institucional, desde a sua criação na década de 1940 até o momento de sua reorganização em escola, com o intuito de cotejá-los com as memórias de egressos sobre a presença da instituição na referida localidade. Em 2004, o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima foi cedido pelo governo do Ceará, através da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), para o município de Lavras da Mangabeira, a pedido do então prefeito Francisco Aristides Ferreira, que planejava torná-lo polo da Universidade Estadual do Ceará. Em 2010, na gestão do governador Cid Ferreira Gomes, o Colégio foi retomado pelo estado, que o reformou para que fizesse parte do seu plano de governo de implantar escolas profissionais estaduais, tendo por base a política de expansão da educação profissional promovida pelo governo federal do então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. O trabalho de pesquisa da dissertação foi embasado na metodologia da História Oral, realizado através de entrevistas com partícipes da história do Colégio, como ex-alunos, ex-diretores e ex-coordenadores pedagógicos, tendo a memória como documento primordial para entendermos os acontecimentos que nortearam a história da instituição devido à carência documental sobre ela, motivada por uma invasão ocorrida em sua sede no ano de 2006. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos assim discriminados: o primeiro capítulo apresenta as considerações iniciais da pesquisa e a localização da instituição analisada, delineando-se os questionamentos sobre a constituição do Colégio e sua reorganização como Escola em 2011; no segundo capítulo discutem-se o referencial teórico e as fontes da metodologia: História Oral, memórias e fontes documentais, além dos questionamentos sobre o objeto estudado, teorias, conceitos e metodologias que pautaram este trabalho; o terceiro capítulo busca contextualizar a história da escolarização em Lavras da Mangabeira em seus aspectos históricos e como a educação profissional passou a fazer parte desse município, a partir da construção e implantação do CAPGAL; no quarto capítulo o processo de organização e de estrutura da EEEPPGAL foi analisado, tendo nos documentos escolares o seu sentido pedagógico; por fim, as considerações finais apresentam a Escola, com uma nova organização e identidade, porém ainda ligadas a alguns traços do Colégio de origem; ela apresenta também uma original proposta pedagógica de formação profissional do educando, sendo até hoje uma instituição escolar de referência na região e que identifica os egressos com a comunidade local. [resumo fornecido pelo autor]