Análise do mercado de veículos eletrificados no Brasil
View/ Open
Date
2023-06-27Author
Herrmann, Gustavo
Orientador
Reis, Zaida Cristiane dos
Metadata
Show full item recordAbstract
Considerando um consumidor mais exigente quanto a eficiência energética do veículo que adquire, os novos patamares de tecnologia empregados na fabricação de automóveis, a preocupação com a emissão de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global, bem como as leis de emissões mais restritivas impostas pelos países, vivenciaremos uma revolução na fabricação, comercialização e consumo de veículos no Brasil e ao redor do mundo. Diante desse cenário, o presente trabalho tem por objetivo principal investigar o mercado, as mudanças e as tendências envolvendo a comercialização de automóveis híbridos e elétricos no Brasil. Para que essa análise fosse possível, foi elaborado um referencial teórico que traz os principais elementos envolta desse tema, além do desenvolvimento de duas pesquisas: uma de natureza quantitativa, de nível descritivo, e utilizando como estratégia o método survey, aplicada junto à população economicamente ativa da cidade de Caxias do Sul; e outra pesquisa de natureza qualitativa, de nível exploratório, utilizando como estratégia um estudo qualitativo genérico, aplicada a consumidores de veículos eletrificados no estado do Rio Grande do Sul. Conforme os resultados obtidos através da aplicação das pesquisas, foi possível identificar que os potenciais compradores de veículos eletrificados buscam em um automóvel características que são comumente positivas em veículos híbridos e elétricos, embora o público em geral tenha um conhecimento limitado sobre esse tipo de tecnologia. Além disso, os consumidores de automóveis eletrificados se mostram muito satisfeitos com a utilização de seus veículos e consideram que eles possuem uma boa relação custo x benefício. [resumo fornecido pelo autor]