Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Data
2023-07-04Autore
Bonow, Jamile Pich
Orientador
Mesquita, Alexandre
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]