Trilhas da inovação pedagógica : experiências com projetos na rede pública municipal de Nova Prata-RS
Ver/
Fecha
2023-07-03Autor
Polesello, Julsemina Zilli
Pitano, Sandro de Castro
Orientador
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta obra, composta por textos oriundos da atuação inovadora de docentes que integram a Rede Pública Municipal de Educação de Nova Prata/RS. As experiências aqui reunidas foram identificadas por meio da pesquisa intitulada "Implantação da pedagogia de projetos no ensino fundamental: desafios, limites e possibilidades para a inovação pedagógica em tempos de pandemia", com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A compreensão de inovação que permeou a elaboração da pesquisa, cujo livro é resultado, considera que a melhoria ou a mudança nas práticas pedagógicas existentes é condição para qualificar as aprendizagens e obter resultados mais satisfatórios na Educação ofertada. A inovação é parte intrínseca de uma sociedade em constante transformação, por isso os currículos devem refletir as curiosidades e as necessidades dos alunos bem como os conhecimentos desenvolvidos na escola precisam ter sentido, significado e aplicabilidade em diferentes situações do cotidiano. Considera-se, também, que todo o movimento provocado pela busca consciente de alternativas em relação a princípios e/ou processos considerados esgotados se configura como desafio de transformação.
Colecciones
- Pesquisa [99]