O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
Fecha
2023-07-15Autor
Lemos, Felipe de Oliveira de
Orientador
Conte, Raquel Furtado
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis relações entre o sentido da vida na adolescência e a vivência escolar.. Em razão da falta de identificação do objetivo da educação com os sentidos que o adolescente desenvolve para sua vida é possível pensar que adolescentes que evadem o ensino estejam sendo confrontados com esse dilema durante essa fase. Este estudo tem como proposta realizar um levantamento bibliográfico que trouxesse dados acerca dos sentidos que os adolescentes dão para a escola e como isso se insere em suas vidas, exclusivamente em um contexto brasileiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e de abordagem descritiva e exploratória. Para análise desses dados de literatura obtidos, foi utilizado como instrumento uma ficha bibliográfica, construída pelo autor. Após a leitura seletiva e interpretativa dos artigos utilizados, foi realizada uma análise de dados através de uma síntese integradora. Os dados sugerem que o sentido que a escola tem é relevante para os adolescentes, bem como que a escola tem outros aspectos que os estimulam para além de estarem preparados para o mundo de trabalho. Nesse sentido, foi possível perceber que seria de grande importância que a escola fosse um espaço mais orientado um para formação integral humana e não apenas profissional. [resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
- Psicologia - Bacharelado [243]