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A relação entre employer branding e a intenção do colaborador de permanecer na empresa

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Dissertação Vanessa Teresinha Rigotti.pdf (1.268Mb)
Data
2023-09-15
Autore
Rigotti, Vanessa Teresinha
Orientador
Lazzari, Fernanda
Metadata
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Abstract
A marca do empregador representa os esforços de uma empresa para promover dentro e fora dela uma visão clara e concisa do que a torna diferente e desejável como empregadora. Nos últimos vinte anos, o employer branding passou a ser estudado e ganhou popularidade como uma prática inteligente para os gestores de recursos humanos. O aumento na competitividade entre as empresas para atrair e reter profissionais talentosos resultou em mais interesse em compreender a relação entre as dimensões da atratividade do employer branding e as intenções de se candidatar a uma vaga de emprego e querer permanecer na empresa. A intenção de permanecer, que se refere à vontade consciente do colaborador de permanecer na empresa, vem sendo estudada pela psicologia, e mais tarde também pela administração, desde a década de 1980. Independentemente do tamanho da organização, as dificuldades encontradas para realizar o recrutamento e a retenção de capital humano qualificado são as mesmas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar como as dimensões do employer branding estão relacionadas à intenção de permanecer na empresa por parte dos funcionários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa com os colaboradores de uma empresa de grande porte do setor metalmecânico da Região da Serra Gaúcha, que responderam um questionário do tipo survey abordando as dimensões de employer branding e a intenção de permanecer. O banco de dados foi submetido a análises estatísticas, incluindo a análise de regressão linear múltipla, para que se verificasse as relações entre os construtos estudados. Os resultados indicaram que a dimensão de desenvolvimento é a que mais impacta na intenção de permanecer na empresa, cuja principal implicação gerencial traz o estudo do planejamento de carreira interna da organização como abordagem fundamental para reter colaboradores talentosos. As dimensões econômica e de interesse também influenciam diretamente na intenção de permanecer dos colaboradores, bem como os custos de troca, que são significativos para os grupos com mais tempo de empresa e menos tempo de empresa, demonstrando a capacidade empresarial de reter profissionais em diferentes momentos profissionais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12713
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

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