Realidade aumentada como forma de publicidade diferenciada no ramo imobiliário e de construção civil
Abstract
Este trabalho apresenta conceitos e exemplos de aplicações que utilizam a tecnologia de Realidade Aumentada, e também outras tecnologias como Realidade Virtual. É apresentado o funcionamento da tecnologia e quais os componentes necessários. Em seguida, um software é implementado baseado em requisitos descritos e analisados, para ser utilizado no ramo imobiliário e de construção civil, fazendo uso da Realidade Aumentada a fim de criar uma forma diferente de publicidade. Esta forma diferente refere-se ao modo de interação e visualização de objetos 3D, por exemplo plantas de edifícios, de maneira que o usuário posiciona uma placa de identificação em frente a webcam do computador e visualiza uma construção ou planta em 3 dimensões, que o próprio construtor inseriu no sistema. O software desenvolvido possui arquitetura web e utiliza linguagens e plataformas como PHP, MySQL, Flash, FLARToolkit e PaperVision 3D. Foi realizada a implantação do software para utilização para a utilização por usuários que trabalham com construção civil e também para usuários normais de internet (qualquer pessoa física que possua uma webcam e acesso a internet). Através de um questionário foi realizada uma avaliação do software e os resultados foram apresentados em no estudo de caso (sic).