Estudo do comportamento do empreendedor na área mecânica e elétrica automotiva no município de Farroupilha/RS
Fecha
2023-12-01Autor
De Momi, Fábio André
Orientador
Baccon, Melissa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho de conclusão, tem como objetivo analisar o comportamento do empreendedor na área mecânica e elétrica automotiva com intuito de identificar os comportamentos e ações que visam melhorar continuamente o seu desempenho organizacional. O presente estudo foi realizado em mecânicas e elétricas automotivas no município de Farroupilha/RS. No entanto, essas oficinas têm proprietários com variados comportamentos que os diferenciam e que consequentemente impactam nos resultados finais e ainda, no seu desempenho individual. O presente trabalho baseia-se em uma revisão teórica sobre a mentalidade empreendedora, o comportamento empreendedor, a inovação, os desafios atuais no empreendedorismo, relacionamento com o cliente e desempenho organizacional visando maior compreensão acerca desses temas. Realizou-se um estudo descritivo com aplicação de uma pesquisa quantitativa com os sócios proprietários dessas empresas através de um questionário estruturado e validado com base na literatura sendo disponibilizado de forma física para autopreenchimento. Os resultados desta pesquisa indicam que os comportamentos empreendedores de inovação, planejamento e sociável são de maior importância para melhorar o desempenho organizacional e ainda a diferença das características sociodemográficas dos proprietários, por exemplo, tempo de empresa que estão consolidadas com mais de quinze anos de existência no mercado e a média de idade entre os empreendedores que está acima de vinte e cinco anos é bem pontual, pois o percentual está similar entre as faixas etárias. O estudo, no entanto, aponta propostas de treinamento quanto ao planejamento para os empreendedores não serem surpreendidos por fatos que poderiam ser previstos, recrutamento por mão de obra especializada voltada a tecnologias, empreendedores com necessidade de buscar conhecimento em graduação, agressividade na divulgação da empresa e ainda de gestão para os sócios proprietários nas empresas pesquisadas, com o objetivo de melhorar alguns dos seus comportamentos empreendedores, visando o aumento no seu desempenho organizacional. É de suma importância ressaltar que os resultados obtidos se aplicam apenas a esta pesquisa, não podendo ser generalizada. [resumo fornecido pelo autor]