• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Um estudo sobre a percepção de moradores da serra gaúcha sobre a educação financeira, o endividamento, o consumismo e o materialismo

Ver/
TCC Paloma Pereira Dal Pra.pdf (745.3Kb)
Fecha
2023-12-05
Autor
Dal Prá, Paloma Pereira
Orientador
Bertolazzi, Marco Aurélio
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Pesquisas revelam um aumento significativo no número de endividados no Brasil nos últimos anos. Parte deste crescimento pode ser atribuído às instituições financeiras, devido a facilidade na concessão de créditos, diante de uma sociedade cada vez mais imediatista, materialista e consumista, sem o conhecimento básico de educação financeira. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de moradores da Serra Gaúcha sobre a educação financeira, o endividamento, o consumismo e o materialismo. O estudo, em um primeiro momento, partiu de pesquisa bibliográfica, indicando, para sua continuidade, a aplicação de uma survey. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, que contou com 225 respondentes, onde a elaboração do questionário foi feita via ferramenta google formulários, e a divulgação através do WhatsApp. A análise dos resultados foi feita por meio do método estatístico. Após a aplicação do questionário identificou-se que a maioria dos respondentes da amostra possuem consciência financeira, mas, ao mesmo tempo, mostraram incerteza quanto a suas reservas a longo prazo. Observou-se que grande parte do público é propenso ao consumismo, sendo o feminino o de maior representatividade, porém este mostrou-se mais propenso a comprar por prazer de forma consciente. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12870
Colecciones
  • Administração - Bacharelado [806]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV