Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
Fecha
2023-12-12Autor
Pelissari, Daniela
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no
contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva.
Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para
desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos
professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor]