Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
Datum
2023-12-18Autor
Loch, Tatiane Marta
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, nos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva do educador da sala de aula comum e do professor da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A problemática investigada refere-se ao questionamento: como os professores da sala comum e do AEE narram o processo de inclusão a partir das práticas pedagógicas direcionadas aos estudantes com TEA, em escolas municipais, anos finais do Ensino Fundamental, da cidade de Nova Prata/RS? O referencial teórico fundamentou-se nos estudos sobre o TEA a partir de Borges e Schmidt (2021) e Schmidt (2016, 2017, 2022), os temas sobre Educação Inclusiva na perspectiva de Glat e Pletsch (2013) e na legislação brasileira
sobre a Educação Inclusiva e TEA a partir de Brasil (2008, 2012). A pesquisa foi
realizada em duas escolas municipais com alunos com TEA matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram convidados os dois professores do AEE das escolas da rede municipal de ensino de Nova Prata selecionadas e, também, quatro professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo dois de cada escola. Para construção dos dados desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi o fio condutor para compor a análise dos dados, que compuseram três categorias emergentes: nomear as categorias. Os achados investigativos da pesquisa apontam para a necessidade de flexibilizações curriculares para todos os alunos e não apenas para os estudantes com TEA; a emergência de pensar em estratégias a nível de gestão escolar para contornar a falta de tempo para trocas e planejamento compartilhado entre professores da sala comum e do AEE; a compreensão de que as práticas pedagógicas precisam ter foco no aluno e em suas potencialidades e o papel fulcral da formação docente para a qualificação das práticas. [resumo fornecido pelo autor]