A economia criativa analisada na produção do Souvenir gastronômico : um estudo sob o viés cultural
Mostra/ Apri
Data
2016-08-23Autore
Paula, Tauana Macedo de
Orientador
Mecca, Marlei Salete
Metadata
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A Economia Criativa é uma área de estudo que vem para agregar valores, simbólico e comercial, a produtos e serviços que tenham por base a criatividade, a inovação e a cultura endógena. Analisando as teorias do Ministério da Cultura, foi possível identificar algumas variáveis relacionadas à Economia Criativa: a social, a econômica, a ambiental, a cultural e a inovação. Dessas, a cultural foi aplicada nesta pesquisa mais especificadamente na produção do souvenir gastronômico. No Turismo, um dos produtos que pode ser elaborado de acordo com o modelo da Economia Criativa é o souvenir gastronômico. Esse elemento turístico, através de seu saber-fazer, transmite a cultura local ao turista, fazendo com que o mesmo se recorde dos momentos vividos na viagem e, também, divulgue a destinação turística, quando utilizado para presentear. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo principal identificar de que forma ocorre a relação da variável cultural, segundo os princípios norteadores da Economia Criativa brasileira, na produção do souvenir gastronômico presente na estação do passeio de trem “Maria Fumaça”/Bento Gonçalves-RS. Para tanto, a metodologia desta pesquisa caracteriza-se por ser exploratória quanto aos seus objetivos; nos procedimentos técnicos predomina o modelo estudo de caso; quanto à abordagem da questão de pesquisa, considera-se um estudo qualitativo; já a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada; por fim, os dados foram analisados através do método de triangulação. Constatou-se, então, que a relação da cultura na produção do souvenir gastronômico acontece em diversas etapas da elaboração dessa iguaria. Observa-se sua presença na utilização de ingredientes regionais; na participação do empreendimento em manifestações culturais locais; no resgate do saber-fazer dos antepassados; na preferência por fornecedores da região; na divulgação do local através dos rótulos e das embalagens dos produtos, entre outras situações. Assim, conclui-se que a utilização da cultura local, na elaboração do souvenir gastronômico, propicia impactos positivos na região por meio da elaboração de produtos com maior valor simbólico agregado. Esses impactos podem ser notados na esfera cultural por meio da proteção, valorização e promoção da cultura local; na social com a geração de emprego e renda; na econômica com a constituição de divisas para a região e, na ambiental, com a pouca geração de poluição, por exemplo.