Marcas reciclando o passado: Vans e o desafio de comunicar para diferentes gerações de consumidores
Fecha
2023-12-20Autor
Herrmann, Gabrielle
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
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O presente trabalho tem como objetivo compreender as diferentes estratégias de posicionamento da marca Vans, que comunicam e cativam gerações de consumidores ao longo dos anos. Para isso, tem-se como metodologia uma pesquisa exploratória-qualitativa com viés etnográfico e um estudo de caso da Vans para uma análise mais profunda. Esta pesquisa está dividida em três etapas. A primeira é destinada para compreensão das características das atuais gerações existentes, e também como a nostalgia é usada para fins lucrativos da indústria. A segunda etapa concentra-se em aprofundar os conceitos de lovemark e branding, e compreender como os tênis se tornaram elementos da moda. E, por fim, é apresentada a trajetória da Vans, as estratégias utilizadas ao longo dos anos e a análise que envolve a escuta das diferentes gerações de consumidores. Como resultado é possível compreender como a marca conquistou seu reconhecimento e consagração por meio de estratégias de branding bem-sucedidas que se alinharam com as necessidades e interesses das diferentes gerações de consumidores ao longo dos anos. [resumo fornecido pelo autor]