Análise de um motor ciclo diesel operando com biodiesel aditivado com nanopartículas de óxido de alumínio
Datum
2023-12-14Autor
Smaniotto, Marcos Moresco
Orientador
Telli, Giovani Dambros
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente trabalho propôs analisar experimentalmente o desempenho e emissões gasosas de um motor de combustão interna ciclo Diesel, operando com misturas de biodiesel com nanopartículas de óxido de alumínio. Devido a crescente preocupação com a degradação do meio ambiente e deterioração da atmosfera, busca-se amenizar os efeitos nocivos à natureza vinculados ao uso de combustíveis fósseis. Ainda assim, espera-se que com a aditivação do biodiesel, alguns problemas desse biocombustível, como a menor eficiência da combustão e o maior consumo poderão ser aprimorados, o que impedem que ele substitua integralmente o óleo diesel. Estudos realizados na área comprovam a eficácia desses aditivos ao biodiesel, havendo relatos de reduções bastante significativas nos índices de emissões gasosas e melhorias no desempenho dos motores. O motor utilizado nos ensaios foi do fabricante Agrale, modelo M90, monocilíndrico, de injeção direta, em sua configuração original. Para dar suporte energético, um gerador elétrico trifásico foi montado junto ao motor. A temperatura dos gases de escape foi medida através de um termopar tipo K. Um analisador de gases possibilitou a análise dos níveis de gases produzidos da combustão, como os índices de oxigênio, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono. O consumo de combustível foi avaliado através da leitura da massa de combustível que ia reduzindo no reservatório durante o tempo de operação do motor. Concentrações de 50, 100 e 150 ppm de óxido de alumínio foram utilizadas nas misturas. Para adequada homogeneização dessas misturas, foi utilizado o método de ultrassom. Durante os testes, foram monitoradas a potência e frequência do motor, e a temperatura dos gases de exaustão. Foram analisados os parâmetros de eficiência, consumo de combustível e emissões de gases de escape. Os valores obtidos foram comparados com o desempenho e emissões do motor movido a óleo diesel S500 e biodiesel B100. Foram constatados resultados satisfatórios para a redução nas emissões de CO, CO2 e NOX, aumento da eficiência do combustível, além da redução do consumo de combustível. [resumo fornecido pelo autor]