Fortalecimento de identidade no universo do RAP: a obra do artista musical BK' pela visão do branding pessoal
Fecha
2023-12-20Autor
Lopes, Wellynton Silva
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o branding pessoal pode fortalecer o discurso presente em músicas de artistas contemporâneos de rap. Ele organiza-se apresentando inicialmente uma base teórica, que compreende um capítulo que discorre sobre a importância da cultura hip hop, destacando o conceito de rap, seu papel e trajetória como gênero musical e seu entendimento como um tipo de discurso que dá voz e conscientização às minorias, especialmente pelo letramento. Aborda-se também o rap no contexto brasileiro, apresentando artistas musicais que contribuíram para sua consolidação no país. Desenvolve-se também um capítulo sobre branding pessoal, estabelecendo relações entre conceituações advindas do universo do branding pessoal e do rap. O estudo culmina com um estudo de caso único que traz um olhar atento sobre a obra do rapper brasileiro BK', sob a perspectiva do branding pessoal. Para essa construção a metodologia utilizada traz uma pesquisa exploratória-qualitativa, que conta com apoio inicial da pesquisa bibliográfica, a fim de compreender as relações existentes entre o discurso musical do rapper BK' e seu branding pessoal. Ao final da pesquisa é possível entender de forma mais profunda como o branding pessoal na área musical, especialmente no caso de um rapper, atua reforçando sua arte musical, fortalecendo um discurso baseado no letramento e que possui papel importante para a representação da resistência contra a desigualdade na sociedade em que vivemos. Ele precisa ser genuíno, estar alinhado com as canções. As pautas defendidas no letramento precisam estar afinadas com um branding pessoal, e este aspecto é fundamental para o fortalecimento de um discurso do artista do rap. [resumo fornecido pelo autor]