O TDAH e a aprendizagem escolar: um olhar sobre possibilidades
Mostra/ Apri
Data
2023-12-12Autore
Caio, Jéssica
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O presente trabalho aborda o tema "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a aprendizagem escolar: um olhar sobre possibilidades" e teve como objetivo geral investigar como se caracteriza o TDAH e quais as dificuldades de aprendizagem de uma criança em idade escolar e quais as possíveis intervenções pedagógicas no espaço escolar para a promoção de aprendizagens significativas dos indivíduos que apresentam o transtorno em foco. Neste sentido, o referido trabalho buscou responder o seguinte problema de pesquisa "Quais as possíveis intervenções pedagógicas para a mobilização de aprendizagens significativas para crianças que apresentam o TDAH?" A investigação de natureza qualitativa, tem como metodologia o estudo bibliográfico (GIL, 2008) no qual se buscou o embasamento teórico principalmente em livros e artigos científicos, fontes confiáveis que dão credibilidade à pesquisa. Assim, os estudos foram fundamentados em aportes teóricos, dentre os quais destaco Barkley e Murphy (2008), Oliveira (2009), Sousa et al. (2020), Carvalho (2020), Santos
e Vasconcelos (2010), Martins da Costa (2023), entre outros. A pesquisa realizada possibilitou compreensões acerca da temática em foco e como resultado é possível afirmar que, é recente os estudos e o movimento que dá maior atenção às crianças com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Por ser um transtorno que, até o momento, não há cura, é preciso promover a formação e o desenvolvimento destas pessoas da melhor maneira possível, respeitando
seus ritmos e características próprias. Nesse sentido, o espaço escolar deve contemplar práticas pedagógicas inclusivas para o acolhimento e as intervenções necessárias para qualificar o atendimento e o processo de aprendizagem dos educandos acometidos por este transtorno. Fica evidente a necessidade da parceria família e escola, bem como, a formação dos professores para que, através do conhecimento e utilização de estratégias e atividades para o desenvolvimento integral
da criança, contribuam para que, na trajetória escolar, sejam rompidos os rótulos e os preconceitos atribuídos aos educandos com TDAH. [resumo fornecido pelo autor]