Capacidade de desenvolvimento de novos produtos e impacto no desempenho organizacional : desenvolvimento e aplicação de um artefato
Mostra/ Apri
Data
2024-02-19Autore
D'Arrigo, Fernanda Pauletto
Orientador
De Toni, Deonir
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Um novo produto lançado é o resultado tangível da inovação, originado de um conjunto de recursos, capacidades e estratégia de uma empresa. Em um ambiente de mercado competitivo e turbulento, a orientação à uma estratégia de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) pode resultar um diferencial competitivo no desempenho organizacional. Neste sentido, as empresas podem desenvolver capacidades dinâmicas para integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas que se traduzam em novos produtos que atendam às necessidades e o tempo do mercado. Esta tese busca identificar quais fatores compõem a capacidade de DNP, e ainda, analisar o impacto da capacidade de DNP no desempenho organizacional. Inicialmente entende- se a relação de variáveis chaves no processo de DNP identificadas na literatura, validando assim as variáveis que compõe o construto de Capacidade de DNP. Posteriormente analisa-se o impacto da Capacidade de DNP no desempenho financeiro e de mercado da empresa, avaliando resultados e possibilidades de melhorias futuras. Espera-se que os achados desta tese sejam relevantes a teoria, mas também aos programas de DNP das empresas, aumentando seu desempenho financeiro e de mercado pelo DNP, de forma fácil e acessível. Por isso, o objetivo desta tese é desenvolver e testar um artefato para avaliação de capacidades de DNP, com base em métricas e indicadores de desempenho. Com isso, fomenta-se relação da teoria proposta com a prática empresarial. Por consequência, o método utilizado é o Design Science Research (DSR) que envolve resolver um problema prático num contexto específico por meio de um artefato e gerar novo conhecimento científico, com rigor e relevância. [resumo fornecido pelo autor]