Inovação de produto sob a perspectiva da visão baseada em recurs
Fecha
2016-09-12Autor
Back, Greice Daniela
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
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Com base na relevância dos estudos da inovação como elemento que contribui para o desenvolvimento econômico e na teoria da Visão Baseada em Recursos, que apresenta os recursos estratégicos da firma como uma fonte para obter vantagens competitivas, este trabalho tem como objetivo principal investigar as inovações em produtos pela perspectiva da Visão Baseada em Recursos, especificamente nas microcervejarias do Rio Grande do Sul. O método selecionado foi a pesquisa qualitativa exploratória e descritiva com estratégia de estudo de caso e método de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicada aos gestores das microcervejarias que tiveram o reconhecimento dos seus produtos em premiações nacionais ou internacionais. A análise de dados se deu pela interpretação das transcrições das entrevistas. A categorização foi estabelecida previamente para atender a três objetivos específicos propostos: identificar as inovações em produtos nas microcervejarias do Rio Grande do Sul; identificar os recursos explorados pelas microcervejarias que geram a inovação; e, identificar os recursos que têm potencial para gerar vantagem competitiva sustentável. Como resultado, foi possível identificar as inovações em produtos na embalagem, quantidade de envaze e no que tange a cor, a textura, o aroma e o sabor, dentro dos estilos das cervejas produzidas. Foram identificados como recursos físicos para a inovação em produto a localização geográfica, o acesso à matéria-prima, a estrutura fabril e o laboratório cervejeiro. Os recursos humanos aparecem no processo de desenvolvimento dos novos produtos na forma de troca de experiências entre funcionários e sócios, cursos técnicos e a troca de experiência com mestres cervejeiros e demais colaboradores de empresas parceiras, incluindo outras microcervejarias. Como recursos organizacionais identificados estão a relação entre grupos da firma com o ambiente externo. Quanto aos recursos financeiros destaca-se o planejamento ligado à aquisição de recurso físico, em especial para a compra de matéria-prima, como facilitador da inovação. Os recursos que passaram pelo modelo VRIO e que geram a inovação em produto com características imperfeitamente imitáveis apontados pelos entrevistados são os recursos organizacionais e humanos. A ação de interação entre as microcervejarias é baseada em conhecimentos tácitos e ocorre de forma informal. A característica dos recursos organizacionais identificados usa a estratégia para a criação de novos produtos que podem gerar vantagem competitiva sustentável, apoiada nas redes de inovação e na reputação do produto frente aos canais de distribuição.