Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
Fecha
2024-02-26Autor
Arruda, Arlene Aparecida de
Orientador
Stecanela, Nilda
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Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga horária e a organização curricular do Ensino Médio. Assim sendo, o problema de pesquisa que orientou este estudo teve a seguinte formulação: Quais sentidos os estudantes jovens do Ensino Médio em Tempo Integral atribuem ao Macrocomponente Curricular Núcleo Articulador (MCNA)? E, objetivo geral foi compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes jovens ao MCNA composto por: Projeto de Vida (PV), Projeto de Pesquisa (PP), Projeto de intervenção (PI) e Estudos Orientados (EO). Os objetivos específicos contemplaram a intenção de: contextualizar as Políticas Públicas Brasileiras do Ensino Médio e a relação com a juventude no tocante das principais reformas e legislações do Ensino Médio; compreender os aspectos que envolvem a concretude dos estudantes jovens que compõem o EMTI, do estudo, ou seja, quem são, como vivem seu cotidiano, seus tempos e espaços de vidas, as relações entre as singularidades de suas vidas com o MCNA; analisar as concepções que fundamentam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Santa Catarina e os cadernos de sistematização do EMTI a partir dos pressupostos teóricos da relação com o saber; identificar, a partir das narrativas dos estudantes jovens em curso e pertencentes às duas turmas egressas (sujeitos de pesquisa), os sentidos mobilizados por meio da experiência vivida no âmbito do MCNA em seu percurso de vida. O referencial teórico contemplou as produções, dentre outras, de Charlot; Pais; Stecanela e Freire, respectivamente as temáticas da relação com o saber, sociologia do cotidiano, cotidiano juvenil e as pautas dialógicas freireanas. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: a primeira mapeou o estado do conhecimento sobre a contextualização do Ensino Médio até o campo da pesquisa; a segunda contemplou uma análise documental acerca da escola; a terceira fase considerou a realização de dois Grupos Focais e Entrevistas Narrativas totalizando trinta e um jovens; a quarta fase envolveu o processo de impregnação orientado para a Análise Textual Discursiva (ATD), na unitarização das narrativas produzidas pelos sujeitos de pesquisa e categorização do corpus da pesquisa. Acredita-se que a tessitura do MCNA apresenta inúmeras possibilidades nos processos de formação estudantil, pois acolhe as diferentes juventudes, minimizando a exclusão social, propiciando-lhes a conclusão da Educação Básica. Entre os resultados, tem-se a tese de que os sentidos atribuídos pelos estudantes jovens ao MCNA não podem ser compreendidos isoladamente, uma vez que os mesmos vivem e constituem a juventude de acordo com a sua compreensão de si e do mundo, na perspectiva da relação do saber, em grande parte no espaço escolar, e da mediação docente. [resumo fornecido pelo autor]