Produção de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de física
Data
2024-03-16Autor
Thomazoni, Júlia Giacomet
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Mesmo tendo, via de regra, acesso à educação formal, crianças e adolescentes em situação de risco são privados de grande parte dos recursos que seriam desejáveis na fase dos seis aos quinze anos, à qual pertence o grupo participante desta pesquisa. Às instalações precárias e destituídas de
praticamente todos os recursos, tais como instalações operacionais de informática, laboratórios e climatização, apenas para citar alguns, soma-se um ensino predominantemente prescritivo, no que diz respeito especialmente às ciências e à matemática. No interior deste cenário, esta investigação
configurou-se como parte de um programa de ação social oferecido por uma escola privada da região, no qual, rotineiramente, são acolhidos grupos de alunos, a quem são oferecidos todos os recursos aos quais eles não têm acesso em suas escolas de origem. Nesta pesquisa, um grupo de
quinze alunos participou de cinco encontros, nos quais um jogo de tabuleiro voltado à aprendizagem de óptica serviu de "fio condutor" para uma série de atividades exploratórias, desenhadas de modo a promover o maior números possível de trocas entre os participantes, e destes com a professora pesquisadora. Os resultados apontam para uma apropriação parcial dos conceitos envolvidos, apropriação esta que foi detectada, à luz das premissas teóricas de Ausubel, nas falas e diferentes produções dos estudantes. Os recursos e procedimentos metodológicos estão acessíveis a todo os interessados sob forma de um produto educacional, juntamente com esta dissertação. [resumo fornecido pelo autor]