Estudo da viabilidade para abertura de um novo negócio: e-commerce de camisetas de times de futebol
Zusammenfassung
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a viabilidade na implantação de um e-commerce de roupas esportivas, com foco principal em camisas de times de futebol. O projeto surgiu como uma oportunidade de mercado, e tem como objetivo central oferecer produtos de qualidade a preços justos, visando a satisfação dos clientes. Para análise de viabilidade, foram aplicadas pesquisas de caráter quantitativo e também qualitativo, afim de buscar dados que contribuíssem para um melhor desenvolvimento deste projeto. Através das pesquisas, foi possível verificar as características dos consumidores, e aquilo que eles esperam e buscam de uma empresa que ofereça o produto disponibilizado pelo Coliseu dos Mantos. Para validar a viabilidade, além das pesquisas também foram realizados outros estudos, como o plano de negócios, proposição de valor e MVP. A partir disso foi possível apurar que existe um abrangente mercado para o produto proposto, e existe viabilidade mercadológica para a estruturação da empresa. Após ser validada a viabilidade mercadológica, foi foi realizado um plano mercadológico, um plano operacional e de recursos humanos. Através dos planos de ação, foram definidas estratégias para estruturação do negócio. Também foi realizado o plano financeiro, onde foi constatada a viabilidade financeira do projeto mesmo em cenários divergentes como o pessimista e otimista. [resumo fornecido pelo autor]