A relação com o saber docente na linguagem de programação
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Data
2024-04-03Autor
Boell, Márcia
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
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Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino da Linguagem de Programação, enfatizando a promoção de uma Educação Humanizadora. A escrita deste trabalho é em forma de metáfora "imersão na nuvem". Tomamos como fios condutores a Antropologia da Educação e a Sociologia do Sujeito, a partir das obras de Bernard Charlot (2000, 2001, 2005, 2012, 2013, 2020, 2021, 2022, 2024), com vistas a refletir sobre o sentido atribuído à Educação, e de Herbert L. Dershem (1995), sobre a caracterização da linguagem de programação. As obras de Jorge Larrosa (2002, 2015, 2017, 2018, 2021), são tomadas como subsídio com vistas a refletir sobre a docência no ensino superior. O movimento metodológico desenvolveu-se por meio da pesquisa qualitativa; a geração de dados foi via questionário sociodemográfico, os balanços de saber e entrevista, em que esse percurso foi inspirado no instrumento Balanços de saber de Charlot (2009). Denominamos "balanços de vida na Linguagem de Programação" para a geração e compreensão das vozes das(os) docentes que vivem o cotidiano da Linguagem de Programação. Participaram da investigação 65 docentes que atuam no ensino de LP de universidades públicas, comunitárias e privadas de diferentes estados brasileiros. A análise dos dados foi construída a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007), entrelaçada com os procedimentos do Balanço de Saber de Charlot (2009), em que emergiram três dimensões: Eu e o ensino de Linguagem de Programação; Eu, professor, professora e o empoderamento de ser docente; e Eu, a Ciência da Computação e a sociedade contemporânea. Assim um emaranhado de relações: as relações no grande mundo da Relação com o Saber, as relações no mundo da docência e as relações na LP. Para compor a análise utilizamos a técnica de visualização interativa dos dados para apresentar os resultados da pesquisa, em que as expressões foram retratadas em forma de representação visual, que apresenta as vozes dos(as) docentes, por meio da visualização interativa "nuvem de palavras" a frequência das dimensões expressas nas vozes docentes. Por meio do site com análise visual empregada a técnica de gráfico em árvore, criamos o instrumento para apresentar o que foi interpretado da análise sobre a intensidade das mobilizações no sentido construído no ensino de LP, assim percebemos a relação epistêmica, identitária e social do docente sobre a mobilização no sentido atribuído no ensino de LP. Os resultados da investigação na perspectiva da Relação com o saber enfatizam que os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino da Linguagem de Programação, entrelaçam as relações: epistêmica, identitária e social que o docente estabelece consigo, com o outro e com o mundo pautada na relação, em um processo recursivo de construção do sujeito promovendo uma Educação Humanizadora. A contribuição desta pesquisa é pela abordagem teórico-metodológica a partir da qual apresenta uma nova relação com o saber na Linguagem de Programação, a reflexão do sentido do ensinar sobre "a relação com o saber docente na Linguagem de Programação para uma Educação Humanizadora", mobilização para o ensino de LP. [resumo fornecido pelo autor]