Ecossistema digital de saúde : conectando bancos de dados verificados com a prática clínica e a experiência do paciente
Data
2024-04-03Autore
Pellizzoni, Leonardo
Orientador
Falavigna, Asdrubal
Metadata
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Introdução: Os dados permitem a comparação de diferentes tratamentos clínicos em múltiplas áreas da medicina e o uso eficiente dos recursos. Patient-reported outcomes (PRO) coletam dados diretamente de pacientes. Estas informações são utilizados na prática clínica, auxiliando na tomada de decisão. Atualmente existem trabalhos que ressaltam a importância da comunicação multicanal (WhatsApp, e-mail, SMS) com profissionais da saúde e principalmente pacientes. A comunicação multicanal é conhecida como omnichannel no varejo e possibilita integrar diferentes canais de comunicação com o objetivo de melhorar a experiência do cliente final, seja ele paciente, profissional da saúde ou um cliente em compras. Adicionalmente aos meios de comunicação a prática diária dos profissionais de saúde demanda atividades diferentes e gera dados não estruturados. Entre estas atividades temos consultas por videochamadas, registro de consultas e controle de questionários de acompanhamento e monitoramento. A existência de vários sistemas separados para diferentes atividades na prática médica pode resultar em complexidades e gargalos no uso por parte dos profissionais da saúde e pacientes.
Objetivo: Apresentar o ecossistema digital de saúde que unifica a pesquisa cientifica com a prática médica em múltiplos canais de comunicação. Criar mecanismos de verificação, autenticidade e integridade dos dados coletados e armazenados.
Metodologia: As demandas e necessidades do sistema foram obtidas utilizando a metodologia de desenvolvimento Iconix. Utilizou-se o Mircrosoft .NET para manter as funcionalidades já existentes e para criar as novas funcionalidades do sistema. A usabilidade, utilidade e satisfação do usuário em relação ao sistema foi medida através do questionário Post-Study System Usability Questionnaire (PSSUQ). Resultados: As novas funcionalidades e mecanismos adicionados ao sistema permitiram que múltiplos canais de comunicação fossem utilizados para comunicar-se com pacientes e profissionais da saúde. Os novos canais de comunicação como WhatsApp, E-mail e SMS permitiram o acompanhamento autônomo. Um único sistema possibilitou realizar consultas por vídeo, registro e anotações das consultas com os pacientes e coletar dados de questionários estruturados via link e chatbot. As funcionalidades criadas no ecossistema permitiram fazer a verificação, integridade e autenticidade dos dados coletados e armazenados. Conclusão: Este trabalho utilizou múltiplos canais de comunicação, como WhatsApp, E-mail e SMS, para interação autônoma com pacientes e profissionais da saúde via link e chatbot. Foram utilizados e armazenados dados estruturados e não estruturados que puderam ser verificados e autenticados. [resumo fornecido pelo autor]