A desenhografia de um movimento
Fecha
2024-04-26Autor
Spanhol, Simone Maria
Orientador
Matos, Sonia Regina da Luz
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição de imagens Picsart. Este processo tem como objetivo geral desenhografar com utilização do desenho e a fotografia; o projeto é aplicado para uma turma de estudantes do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini em Nova Prata (RS). A problematização consiste em: como desenhografar com os discentes por meio do desenho e a fotografia? No decorrer dos escritos, a pesquisadora se insere em sua própria pesquisa como professora e artista; desta forma, a educadora que ensina a arte, sua compreensão e características, segue ao lado da artista, que convida à experimentação. Através de um acervo pessoal com inúmeros ensaios que expressam a gestualidade e o movimento de um corpo e com inspiração no pintor, escultor e fotógrafo, Edgar Degas, constitui-se a artista-desenhográfica que adentra na escola por meio dos "Ateliês de Desenhografia". Estes, compõem as linhas cartográficas do espaço-temporal da artista e se efetivam na Desenhografia para a tessitura de composições imagéticas. O texto é composto por cinco blocos; o primeiro é nomeado "Uma arte não assinada" e tem como objetivo mostrar a produção fotográfica não assinada da artista e seu percurso pelas diversas técnicas artísticas aprendidas; o segundo, intitulado "O traço de um Movimento" objetiva compreender as formas pelos quais o movimento é expresso por Degas com o uso do desenho e a fotografia; o terceiro, chamado "A experimentação da Desenhografia" descreve a feitura do processo desenhográfico; o seguinte, intitulado "Dos Ateliês", mostra e escreve como os espaços de experiência são vivenciados pelos estudantes e como são realizadas as montagens desenhográficas embasadas naquelas da artista; o quinto e último bloco chamado "A experiência desenhográfica... Um desfecho!" evidencia a finalização das montagens e a importância dessas na condução de outras experiências. Parte das produções da artista são vistas no decorrer destes escritos; as demais podem ser visualizadas no link: https://www.instagram.com/desenhografandomovimentos/. A pesquisa está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. [resumo fornecido pelo autor]