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    • Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel 

      Fardo, Marcelo Luís (2011)
      Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ...
    • Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação 

      Falavigna, Vinícius Deboni (2015)
      A expressão "Experiência do Usuário" ("User Experience"), embora bastante empregada nas áreas de Interação Humano-Computador e Design de Interação, engloba um conceito ainda sem uma definição amplamente aceita. Neste ...
    • Projeção mapeada aplicada: contando histórias e lendas nas paredes do Campus 8 

      Tomé, Tatiane Castagna (2016)
      Este trabalho de conclusão de curso busca ampliar os conceitos existentes na teoria e na prática de uma projeção mapeada. A projeção mapeada é uma das tecnologias para o entretenimento que vem ganhando espaço e visibilidade ...
    • Imagem capturada para construção de memória coletiva projeto MyTravelBook 

      Comparin, Erich (2017-08-15)
      Este trabalho apresenta um estudo sobre a imagem, analisada como recurso de memória. O valor do registro imagético na rememoração e como este é interpretado com imparcialidade pelos seus expectadores é apresentado pelas ...
    • Interação na web : um estudo sobre interfaces e conceitos de desenvolvimento 

      Andriolo, Eduardo Luiz (2018-04-26)
      A criação da Internet e o surgimento da Web propiciaram ao ser humano uma significativa evolução das suas formas de comunicação e interação com e através de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. As ...
    • Proposta de interface para o Sistema de Informações Ambientais - SIA Hidrelétricas 

      Giordani, Miguel Angelo Pontalti (2018-04-26)
      Na Era da Informação e de acelerado avanço tecnológico, os sistemas de informação devem exercer seu papel buscando a máxima utilidade dos dados e informações que manipula, bem como ser usável pelo usuário. O Sistema de ...
    • Middleware para conectividade e interoperabilidade em ecossistemas IOT 

      Hillman, Marcelo Mazzochi (2018-06-18)
      A IoT (Internet of Things - em português, Internet das Coisas) é um novo paradigma tecnológico que propõe revolucionar a computação. Há estudos oriundos de diversas áreas, como computação ubíqua, computação pervasiva e ...
    • A pena da coruja : educação política brasileira por meio de um serious game 

      Soldatelli, Otávio Miotto (2018-10-05)
      A presente pesquisa tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game, um jogo essencialmente educativo, direcionado para educação política de jovens no contexto brasileiro. O trabalho apresenta conceituações ...
    • Memórias externalizadas pela tecnologia : como criar uma experiência corpórea 

      Montanari, Matheus da Rocha (2018-10-05)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação teórico-prática sobre a importância e o uso da tecnologia no armazenamento, evocação e transmissão de memórias, e como as memórias externalizadas podem se ...
    • Redes neurais na classificação de imagens da membrana timpânica 

      Santos, Mauricio Koenigkam (2019-06-18)
      As otites são o principal motivo de visita aos médicos por crianças na idade pré-escolar. No mundo, acredita-se que aproximadamente 740 milhões de pessoas por ano serão afetadas por otite média aguda ou otite média crônica ...
    • Um estudo sobre a holografia aplicada a visualização do eclipse solar e lunar 

      Hoffmann, Bruno Vaz (2019-06-18)
      O seguinte trabalho abordará a história da holografia, contextualizando os métodos utilizados ao longo dos anos e suas tecnologias e também sobre possíveis áreas de aplicação como estratégia educacional para ensino da ...
    • Narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio 

      Viganó, Mariana Ruaro (2019-07-18)
      O presente trabalho investiga o potencial do uso de narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio. As narrativas interativas se contextualizam como histórias que necessitam da ação do interagente para construção ...
    • Student quest : criação de uma ferramenta de gamificação para ambiente virtual de aprendizagem baseada em narrativa 

      Henz, Rovian Franco Antonelli (2019-07-19)
      Os ambientes virtuais de aprendizagem atualmente ocupam um espaço de destaque nos meios educacionais. Sua utilização junto à gamificação está potencializando o engajamento de seus usuários. Com base nestes aspectos, esse ...
    • Estudo de melhoramento do uso de movimentação e navegação em espaços tridimensionais em audiogames 

      Maffazioli, Lucas Antônio (2019-07-19)
      Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de fundamentos da movimentação e navegação em espaços tridimensionais em áudio jogos, nicho geralmente utilizado pelo público deficiente visual com cegueira total. ...
    • O papel das expectativas musicais na experiência de usuário em narrativas sonoras interativas 

      Pilati, Anderson (2020-12-18)
      As narrativas sonoras têm uma importante função na condução de expectativas emocionais que atuam na percepção das narrativas audiovisuais. Exemplo disso são os jogos eletrônicos, que passaram a se utilizar de diversos ...
    • Concepção de protótipo de aplicativo para eventos de música eletrônica 

      Pires, Patrícia Guidini (2020-12-24)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a construção de um protótipo navegável de um aplicativo de acesso à cultura Trance e seus festivais de música eletrônica no território brasileiro, bem como a facilitação e a ...
    • La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana 

      Hillman, Mônica Mazzochi (2020-12-24)
      O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ...
    • GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 

      Vicente, Évila Vanessa da Silva (2020-12-24)
      Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ...
    • Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia 

      Sartor, Carolina Paganella (2020-12-30)
      A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ...
    • Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico 

      Cechinatto, Mayara (2021-07-05)
      Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ...

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