Tecnologias Digitais - Bacharelado: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 52
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Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais
(2021-12-15)O trabalho apresenta a criação de um ambiente digital com o objetivo de explorar a utilização dos recursos digitais para expressão artística. A temática parte da ressignificação de percursos emocionais registrados em ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
(2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ... -
Preservação da história do cinema por meio de um museu em realidade virtual
(2022-07-22)Este trabalho tem como foco o desenvolvimento de um museu virtual do cinema, com a finalidade de contribuir com a preservação da história do mesmo e aborda três assuntos distintos: a história do cinema, museus e realidade ... -
Áudio binaural: uma experiência imersiva
(2022-07-21)Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema das ondas binaurais, suas características, as áreas de atuação, e o que pesquisadores têm produzido sobre o assunto, mostrando que as ondas binaurais são assim uma experiência ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
(2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Proposta de desenvolvimento de um aplicativo gamificado sobre o movimento da arte moderna brasileira
(2021-12-30)A arte moderna brasileira foi o movimento que rompeu os padrões artísticos do início do século XX e seu legado segue presente nos dias atuais. Nesse sentido, busca-se facilitar o acesso dos jovens aos conhecimentos acerca ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
(2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
Monitoramento de aplicações em tempo real utilizando o Telegram
(2021-12-30)Em empresas do ramo de tecnologia se vê a necessidade de monitorar ambientes relacionados à infraestrutura. Com a viabilidade de mecanismos de troca de mensagens, é possível ter a oportunidade de monitorar aplicações em ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
(2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
(2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ... -
Ambientação sonora do livro Vera Cruz: sonhos e pesadelos - uma proposta de imersão em obras literárias
(2021-12-07)O trabalho investiga o uso de recursos digitais que possibilitam a ambientação sonora, com o propósito de ampliar a imersão da leitura de trechos do livro Vera Cruz: Sonhos e Pesadelos, de Gabriel Billy. Os estudos sobre ... -
Proposta de aplicação em realidade aumentada para dispositivos móveis no livro Voos da alma
(2021-12-07)Este trabalho pretende esclarecer o conceito de realidade aumentada, explicando a sua tecnologia de uma forma abrangente e acessível, com exemplos práticos em algumas áreas de atuação com destaque às aplicações em dispositivos ... -
UCS Marketplace: experiência do usuário aplicada em um e-commerce de uma instituição acadêmica
(2021-07-05)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver a camada de apresentação de um marketplace com práticas voltadas à Experiência do Usuário para uma instituição acadêmica, com o intuito principal de ... -
Projeção mapeada aplicada: contando histórias e lendas nas paredes do Campus 8
(2016)Este trabalho de conclusão de curso busca ampliar os conceitos existentes na teoria e na prática de uma projeção mapeada. A projeção mapeada é uma das tecnologias para o entretenimento que vem ganhando espaço e visibilidade ... -
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2020-12-24)Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ... -
Concepção de protótipo de aplicativo para eventos de música eletrônica
(2020-12-24)Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a construção de um protótipo navegável de um aplicativo de acesso à cultura Trance e seus festivais de música eletrônica no território brasileiro, bem como a facilitação e a ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
(2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
O papel das expectativas musicais na experiência de usuário em narrativas sonoras interativas
(2020-12-18)As narrativas sonoras têm uma importante função na condução de expectativas emocionais que atuam na percepção das narrativas audiovisuais. Exemplo disso são os jogos eletrônicos, que passaram a se utilizar de diversos ... -
Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia
(2020-12-30)A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ... -
Student quest : criação de uma ferramenta de gamificação para ambiente virtual de aprendizagem baseada em narrativa
(2019-07-19)Os ambientes virtuais de aprendizagem atualmente ocupam um espaço de destaque nos meios educacionais. Sua utilização junto à gamificação está potencializando o engajamento de seus usuários. Com base nestes aspectos, esse ...