Cenas alfabetizadoras
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Date
2024-05-16Author
De Conto, Marlí
Orientador
Matos, Sônia Regina da Luz
Metadata
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A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca em cenas (RANCIÈRE, 2021, LADEIRA, 1978, CORAZZA, 2005) de sala de aula escritas no espaço de ateliê pelas alfabetizadoras do Município de Veranópolis - RS. Neste espaço se problematiza: como as alfabetizadoras participantes do ateliê alfabetizam? O texto da pesquisa forma-se por linhas cartográficas que se faz em quatro blocos: o primeiro mostra cenas de vida de uma professora (CORAZZA, 2005) e de sala de aula que movimentam cartógrafa-alfabetizadora. O segundo bloco movimenta os estudos das pedagogias alfabetizadoras: os métodos de alfabetização, processos psicogenéticos e o letramento (MATOS, 2009; MORTATTI, 2000; 2004; SOARES, 2001). No terceiro bloco, apresenta-se a elaboração do ateliê. O último bloco - fechando o estudo, com as cenas escritas por doze alfabetizadoras do Município de Veranópolis - RS -, retoma a pergunta da dissertação, afirmando que as participantes do ateliê alfabetizam do modo como o escritor francês Roland Barthes (2003b) denominou: como viver junto. As cenas escritas expressam que as alfabetizadoras alfabetizam por meio dos ritmos de heterorritmia e de idiorritmia (BARTHES, 2003b). As cenas de alfabetização pelo ritmo de heterorritmia são escritas pelas práticas das pedagogias alfabetizadoras. As próprias cenas de heterorritmia também expressam uma tentativa de ritmo de alfabetização, buscando o movimento da idiorritmia - movimento de retirar o mais singular do que se passa durante o processo de alfabetização na sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]