Estudo comparativo dos processos de soldagem GMAW, FCAW e HLAW na união de peças ferroviárias
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Data
2023-12-12Autore
Pagno, Franco Hecher
Orientador
Acosta, Victor Hugo Velazquez
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A produtividade de uma indústria representa o seu diferencial competitivo em relação ao mercado e ao seu próprio faturamento. Novos materiais e tecnologias aplicadas aos processos de fabricação estão sempre no foco dos estudos do segmento industrial. Nos últimos anos, a indústria automotiva e naval manteve o foco na pesquisa de processos de soldagem com utilização de laser, com o objetivo de aumentar a velocidade de soldagem. Assim, este projeto de conclusão de curso de Engenharia Automotiva teve como objetivo realizar testes comparativos entre os processos de soldagem GMAW, FCAW e HLAW, bem como as geometrias de bisel de 30° e 45° de uma junta soldada de uma viga de vagão ferroviário. Esta junta apresenta uma chapa de aço patinável com alta espessura e, atualmente, demanda um processo de soldagem multipasses, que é improdutivo e com alto aporte térmico. Os testes realizados focaram no controle do aporte térmico da junta, mas, principalmente, no ganho de produtividade, através da redução do tempo e do número de passes de soldagem e do aumento da velocidade do processo, apresentando seus custos operacionais e de implementação. A metodologia do trabalho contemplou as etapas de definição dos corpos de provas, determinação dos parâmetros de soldagem dos processos e execução dos procedimentos de soldagem. Após, as amostras foram preparadas para os ensaios de tração, de dobramento lateral, de microdureza, de micrografia e de macrografia. Os resultados obtidos mostraram que os processos GMAW e FCAW foram aprovados nos ensaios de tração. Também mostrou que o processo HLAW foi o mais produtivo, com maior redução de custo operacional, porém, o mais caro para ser implementado. Comparando as geometrias das juntas, o bisel atual de 45° se mostrou excessivo e desnecessário e o bisel de 30° respondeu bem ao processo. [resumo fornecido pelo autor]