• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Jornada do herói, mídia e futebol: a trajetória de Lionel Messi na Copa do Mundo de 2022

Thumbnail
View/Open
TCC Lucas Lusa Gambirazio.pdf (2.846Mb)
Date
2024-04-12
Author
Gambirázio, Lucas Lusa
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisar o discurso construído pela mídia em torno do jogador Lionel Messi no período da Copa do Mundo 2022, a fim revelar a narrativa produzida em torno deste herói do futebol. Para isso utiliza-se inicialmente da pesquisa bibliográfica a fim de compreender o conceito de herói, seu papel nas sociedades e sua relação com o universo do futebol. Torna-se relevante, adiante, também com o apoio de autores, o entendimento de mídia e suas relações com a discussão referente a mito e celebridade na atualidade, especialmente no futebol. O estudo de caso ao final é proposto em torno do jogador Lionel Messi, com uma análise envolvendo fotografias e manchetes do período na Copa do Mundo de 2022 selecionados no site GE- Globo Esporte. Utiliza-se da abordagem semiótica e semiológica para a interpretação do discurso midiático e aplica-se a jornada do herói proposta por Joseph Campbell (2004) como base estrutural. Com a conclusão do estudo percebe-se que a mídia possui um papel fundamental no fortalecimento de ídolos no futebol, especialmente com a construção de discursos que fortalecem essas figuras a partir de narrativas presentes desde sempre no imaginário da população. Ao utilizar a imagem do jogador-celebridade como signo potencial em manchetes e fotografias, temos na cena midiática um herói- protagonista que ao mesmo tempo que supera obstáculos também possui a atenção das audiências a partir dessas narrativas implícitas, mas para fazer parte deste jogo o jogador é, antes de tudo, um grande ídolo das torcidas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13405
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV