• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Terror em cartaz: uma análise de cartazes cinematográficos de clássicos do gênero e seus remakes

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Juliana Camila Frois.pdf (55.01Mb)
Data
2024-04-12
Autore
Frois, Juliana Camila
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar cartazes cinematográficos de terror na atualidade, visando compreender de que forma constrói-se e atualiza-se a atmosfera do gênero especialmente a partir da elaboração de uma comunicação persuasiva, atraindo o espectador jovem da atualidade. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa e emprega métodos exploratórios e comparativos, referenciando-se em alguns autores de destaque como Abraham Moles, Adilson Citelli, Américo de Sousa, Ferdinand de Saussure, Fernando Mascarello, Jon Savage, Philip Kemp e Steven Jay Schneider. A estrutura é organizada em três etapas: Na primeira será abordado o conceito de cartaz e sua relevância como peça publicitária; A segunda se concentra no gênero cinematográfico de terror e seus subgêneros, explorando a representação da juventude e a atualização do gênero por meio de remakes; Já a etapa final consiste na análise da linguagem visual presente nos cartazes de filmes de terror clássicos, tanto nas versões originais quanto nos remakes. Concluiu-se que o cartaz cinematográfico é renovado na atualidade, atraindo uma nova geração de espectadores para os remakes, contribuindo para o fortalecimento e atualização do gênero terror pela perspectiva da comunicação persuasiva, por meio da reestruturação da linguagem visual das peças, que incorpora elementos icônicos e simbólicos do gênero com uma estética mais grotesca e sombria, visando a cativar o público contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13413
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV