Capas de álbuns musicais de rock clássico: entre arte, consumo e apropriações na atualidade
Fecha
2024-04-12Autor
Oliveira, Alessandra Feldmann de
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadatos
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O presente trabalho busca discutir relações entre arte e consumo na atualidade, a partir de um olhar sobre capas de álbuns musicais do subgênero rock clássico e suas possibilidades de expressão na atualidade, especialmente a partir do fenômeno das apropriações. Com uma abordagem exploratório- qualitativa o estudo busca elucidar pontos relevantes nas relações que se estabelecem entre capas de álbuns musicais e suas possibilidades de apropriação na sociedade de consumo. Organizado a partir de três focos fundamentais, o trabalho inicia com pesquisa bibliográfica, investigando relações entre arte, consumo e mercado musical, considerando arte como expressão criativa e também agente de rupturas, esclarecendo o conceito de apropriação neste cenário. Em seguida, adentra o universo do rock clássico, abordando além de sua dimensão sonora, sua importância cultural, explorando elementos relacionados ao mercado musical e focando nas capas de álbuns como produtos culturais influenciados pelo consumo. Finalmente, a partir do uso da análise de conteúdo, realiza-se um olhar aprofundado de possíveis apropriações de capas de álbuns de rock clássico, investigando como manifestam-se nos cenários do consumo atual em nossa sociedade especialmente a partir de manifestações visuais. Tendo como apoio a organização de categorias para a análise do material selecionado, além dos estudos em torno de arte, consumo, apropriações, linguagem visual e semiótica, o presente trabalho examina neste momento possibilidades e dinâmicas curiosas envolvendo apropriações inspiradas no rock clássico e sua influência na indústria cultural. Conclui-se que este estudo não só ampliou a compreensão teórica sobre a indústria cultural, design gráfico e rock clássico, mas também aprimorou habilidades práticas que serão fundamentais para futuras produções profissionais e acadêmicas, ultrapassando as fronteiras da comunicação. [resumo fornecido pelo autor]