Análise estrutural de chassi de micro-ônibus de linha leve com longarinas de aço LNE500
Date
2024-07-08Author
Davoglio, Wanderlei Junior
Orientador
Vieceli, Alexandre
Metadata
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Mirando na tendência automotiva mundial de redução de peso e emissões de poluentes, o presente trabalho propôs a realização de uma análise estrutural em um chassi veicular de micro-ônibus. Esta teve como objetivo reduzir a massa total do veículo substituindo o material de fabricação das longarinas, que atualmente é LNE 380 para LNE 500, com redução de espessura. Para isto, foram levantadas as condições de contorno e de carregamento do chassi na sua aplicação e foram realizados testes simulando o comportamento real de torção e flexão da estrutura. Foram utilizados os softwares Solidworks® e SimSolid®, para realizar, respectivamente, a simplificação geométrica do modelo 3D do chassi e a simulação estrutural do modelo empregado. Analisadas as tensões resultantes das rodadas de testes, sob 4 modos diferentes de carregamento, foram obtidos coeficientes de segurança para a utilização do material proposto. Obteve-se redução de massa de 61,2 kg através da diminuição da espessura da chapa das longarinas, mantendo próximas as características de rigidez estrutural sob os carregamentos utilizados. [resumo fornecido pelo autor]