Desafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras
Visualizar/ Abrir
Data
2024-07-13Autor
Mello, Júlia Moreira
Orientador
Andrade, Simone Fonseca de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor]