Impacto do valor de uso, da sustentabilidade e do ambiente construído,na disposição a pagar por edificações residenciais sustentáveis
Visualizar/ Abrir
Data
2024-07-31Autor
Petroli, Ângela
Orientador
De Toni, Deonir
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O aumento da população em centros urbanos gera cada vez mais problemas ao meio ambiente: redução de áreas verdes, poluição do ar e água, mudanças climáticas. Aumento que traz uma maior necessidade por imóveis residenciais, estimulando a indústria da construção civil e maior competitividade nas empresas do ramo. Assim, é fundamental que a construção civil se torne mais sustentável minimizando os impactos no meio ambiente, bem como entender melhor a relação do consumidor com os conceitos de sustentabilidade para que as empresas possam direcionar seus investimentos de forma assertiva e conquistar clientes. Essa pesquisa investiga a relação entre as dimensões sustentabilidade e o ambiente construído com as dimensões de comportamento do consumidor de edificações sustentáveis: disposição a pagar, intenção de compra, valor de uso e boca a boca. A pesquisa possui natureza quantitativa-descritiva com utilização de survey, aplicada em edificações multifamiliares em uma cidade da serra gaúcha (105 apartamentos), resultando em 51 dados válidos dos 55 obtidos. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), método Partial Last Square com o software PLS-SEM como ferramenta. Os resultados obtidos com as análises estatísticas dos dados coletados demonstraram a confirmação de 4 das 7 hipóteses formuladas. O Ambiente Construído possui valor de uso na percepção do consumidor, ao contrário da Sustentabilidade. Já a Sustentabilidade é um construto que tem impacto na Disposição a Pagar, ao contrário do Ambiente Construído. Foram percebidos alguns efeitos indiretos, no entanto, pode-se dizer que o baixo nível de conhecimento sobre o tema Sustentabilidade, interfere negativamente na Disposição a Pagar e Intenção de Compra de imóveis sustentáveis. Para a teoria, o estudo serve de start e indicação para futuras pesquisas em uma área ainda pouco explorada no Brasil. Sob o ponto de vista gerencial, os insights da pesquisa servem de base para as construtoras direcionarem novas estratégias, na busca de maior engajamento dos consumidores com o tema sustentabilidade. Esse maior engajamento, trará consequentemente maior boca a boca, intenção de compra e disposição a pagar mais por imóveis sustentáveis, garantindo maior lucratividade. [resumo fornecido pelo autor]