A pedagogia da liderança popular nas experiências e processos de formação de líderes populares
Zusammenfassung
A tese desenvolvida no PPGEdu-UCS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação no período de 2020 a 2024, explora a formação de líderes populares com o objetivo de sistematizar a pedagogia da liderança popular através da interpretação crítica das experiências e processos pelos quais as lideranças passam. Contou-se com subsídios e aportes das obras de Paulo Freire, com contribuições da academia sobre as experiências e processos de formação das lideranças populares e depoimentos de líderes populares sobre suas experiências e processos de formação que os levaram à liderança. Com isso, foi organizada uma síntese das experiências e processos de formação encontrados para servir como constructo da pedagogia da liderança popular. A sistematização foi apresentada através da simbologia de pontos, linhas, espiral e rede, como forma de ilustrar a proposta de como pode ser organizada uma pedagogia da liderança popular. Neste contexto as "experiências", caracteri-zam-se por vivências e eventos, intencionalmente educativos ou não, como pontos de inflexão na vida da liderança que possuem o poder de gerar impacto transformador no engajamento do líder com as causas que simpatiza. A cate-goria "processo" refere-se a momentos educativos organizados com o propósi-to de desenvolver as lideranças populares e caracterizam-se por serem condu-zidos de maneira intencional para orientar a formação das lideranças. A pes-quisa foi orientada por três princípios: o princípio cronológico (o tempo históri-co), o princípio ideológico (os ideais da libertação) e o princípio ontológico (a identidade da liderança popular). Estes elementos serviram para selecionar contribuições das teses e dissertações, para analisar os diálogos com as lide-ranças populares e para alinhar nossa síntese ao final da pesquisa. Os resul-tados indicam que a pedagogia da liderança popular é uma atividade educati-va contínua e dinâmica, caracterizada pela organização de experiências e pro-cessos em espiral que despertam e fortalecem a liderança popular na disposi-ção consciente da luta, e que pode ser potencializada em redes hiperconecta-das de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]