Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor
Date
2024-08-21Author
Laurido, Valdinei Gomes
Orientador
Giovannini Junior, Odilon
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação relata a pesquisa de construção, aplicação e avaliação de uma proposta de aprendizagem para o ensino de física na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que foi aplicada na escola Almirante Soares Dutra, na cidade de Santarém, Pará. O objetivo central deste trabalho foi criar um conjunto de atividades de ensino que possibilitem a promoção da Aprendizagem Significativa dos tópicos a serem ensinados. Esse conjunto de atividades de ensino, embasados em princípios da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, compõem uma sequência didática estruturada como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), conforme propõe Moreira. Os tópicos ensinados foram a temperatura e o calor, com o propósito de promover a diferenciação conceitual dos mesmos. Temperatura e calor fazem parte do cotidiano de todos e como conteúdos escolares são estudados geralmente na segunda série do Ensino Médio (EM) e na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (EJA). A situação que levou a esta pesquisa foi o fato de quando o professor pergunta em sala de aula sobre temperatura e calor, as respostas são elaboradas de forma equivocada pelos alunos que confundem os significados dos mesmos com as palavras quente e frio. Assim, para ensinar esses tópicos foi elaborado um conjunto de atividades de ensino que inicialmente serviram de organizadores prévios como pontes entre os novos conhecimentos e outros já existentes na estrutura cognitiva dos alunos, promovendo a Aprendizagem Significativa do que é estudado. As atividades propostas aos estudantes foram avaliadas através de questionário, perguntas provocativas e mapas conceituais com a hierarquização pré-estabelecida, ou seja, uma pré-ligação entre os conceitos válidos, palavras de ligação e preposições válidas, que indicaram uma evolução dos estudantes, demostrando que a metodologia adotada promoveu a ocorrência de Aprendizagem Significativa dos tópicos ensinados nesta pesquisa. Ao final da pesquisa, os resultados obtidos ao se aplicar a UEPS planejada foram satisfatórios, pois foram verificados indícios de recuperação conhecimentos prévios, ou seja, as respostas dos estudantes evidenciaram elementos que se aproximam do entendimento científico sobre os tópicos ensinados pelo professor pesquisador. [resumo fornecido pelo autor]