• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertação Roque Luiz Lindemann.pdf (5.472Mb)
Produção educacional Roque Luiz Lindemann.pdf (3.332Mb)
Data
2024-09-05
Autore
Lindemann, Roque Luiz
Orientador
Guzzo, Guilherme Brambatti
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Este trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno mais participativo em aula, mais autônomo quanto à busca pelo conhecimento, interagindo intensamente com seus pares, professores e objetos do conhecimento. A base teórica deste trabalho foi fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky, na aprendizagem significativa de Ausubel e nos conhecimentos neurocientíficos que se entrelaçam sustentando a aprendizagem ativa. Neste trabalho é descrito o passo a passo da formação continuada realizada com os docentes participantes, envolvendo o estudo e a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa pelos professores com seus alunos, sendo os resultados apresentados nas seções finais onde foram analisados pela técnica a análise de discurso e organizados em categorias quanto à participação efetiva dos estudantes nas estratégias propostas. Como produto educacional foi organizado um Portfólio da Formação Docente realizada, contando com um resumo da teoria explorada, das estratégias implementadas e o planejamento dos docentes que as colocaram em prática. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13747
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV